medo

Quando o medo te afasta do seu sonho

Enfrentando o medo

Dicas para superar o medo e fobia…

Recentemente, fiz uma viagem para fora do país e dias antes vivi uma angustia pré viagem. Estava quase desistindo de tudo, pois o medo de voar era muito grande.

Mas o que estava acontecendo? Eu adoro viajar e não era a primeira vez que fazia isso. Viajar faz parte do meu sonho de conhecer novos lugares, estar em contato com a natureza e vivenciar novas culturas.

O que me segurava?

Antes de tudo, queria confessar que tenho muito medo de altura e de ceder o controle da minha vida para alguém que não conheço.

No caso entrar no avião (medo de voar – medo de avião), significa lidar com dois dos meus maiores medos juntos: Estar em um ambiente há mais de 10 mil pés de altura sem poder fazer nada e o medo da minha vida nas mãos de uma pessoa que não conheço. E normalmente, esta pessoa desconhecida que está pilotando o avião tem idade para ser meu sobrinho ou sobrinha. O que faz minha mente devagar mais ainda sobre o medo de avião e o medo de voar.

Fiquei dias meditando sobre o assunto, como poderia lidar com este medo de voar ou medo de avião e como o medo poderia me afastar daquilo que gosto e sonho, além de como este sentimento nos afeta todos os dias e nos afasta daquilo que queremos.

Seria ótimo ter uma chave em nossa cabeça na qual girasse e o medo desaparecesse, mas infelizmente não é assim e precisamos entender os gatilhos que servem de alimento para o medo e fazem ele crescer e dominar nossa razão.

Após meditar alguns dias, cheguei a algumas conclusões sobre o medo de voar e como lidar com ele. Gostaria de compartilhar algumas técnicas que lhe ajudarão, se você colocá-las em prática.

PAUSA PARA DICA DE LEITURA: Desafio minimalista, hábitos a serem desenvolvidos.

Dicas para lidar com o medo de voar

Respiração

Durante o voo, muitas vezes o avião enfrentava turbulência ou dava a impressão que a gravidade estava no meu estômago. Um exercício que me ajudou muito, foi o controle da minha respiração e o foco do meu pensamento no ato de respirar, tirando de minha mente imagens ruins de acidentes de avião e focando na suavidade do respirar.. Eu respirava lentamente pelo nariz sentindo o ar entrando nos meus pulmões, prendia a respiração e soltava devagar pela boca. Se você tiver um fone de ouvido, ligue uma musica bem relaxante ou algo alegre. Repita este exercício de respiração, sempre que sua mente sair do controle. Este exercício, vale para todos os tipos de medos.

Use o humor para acabar com seus piores medos

Sempre que você pensar em algo ruim, seja de avião caindo ou qualquer outro medo que venha a sua cabeça, transfira essa imagem ruim que vem no seu pensamento, para algo alegre ou engraçado. Quando estou voando, para tirar o foco de pensamentos ruins, eu escuto musicas relaxantes ou algum standup de um comediante. Caso você tenha acesso a filmes no celular ou no avião, pode colocar um filme de comédia para aliviar a tensão.

Seder o Controle

Muitas vezes (para algumas pessoas como eu), temos muito mais confiança quando estamos no controle. Preferimos dirigir o carro do que estar no banco do passageiro, isso porquê queremos ter o controle do que está acontecendo e para onde vamos, mas no caso do avião e muitas outras coisas não podemos fazer nada, apenas sentar e relaxar. Precisamos entender que nem sempre estaremos no controle da situação e que existem pessoas mais capacitadas, para aquela tarefa ou assunto, naquele momento. O melhor é trabalhar a sua confiança e entender que você está nas mão de pessoas que fazem isso o dia todo e estudaram muito para isso.

Desenvolva a crença: Todo controle é imaginário, você não tem o controle de nada. Você não tem como controlar nada além da sua mente. Você só pode controlar seus pensamento e não as pessoas ou circunstâncias.

Tenha um ritual

Tudo que vou começar a fazer, eu sempre crio uma rotina de iniciação. Seja voar, um projeto, acordar, dormir ou escrever. Gosto de preparar o momento e entender a situação antes de começar. Costumo desenvolver um ritual de preparação que me relaxa e deixa mais focado naquilo que vou fazer.

Você também pode me seguir no Instagram. @vidaminimalista.com.br

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine gratuitamente a newsletter semanal

Inscreva-se para receber e-mails semanais sobre minimalismo, hábitos, produtividade e consumo consciente.

Instagram
Posts recentes
Postagens Recentes

O caminho para uma vida minimalista

Quando o medo te afasta do seu sonho

Desafio Minimalista

Por que nunca temos tempo suficiente?

Livros