pouco tempo

Por que nunca temos tempo suficiente?

Confira no PODCAST Por Que Nunca Temos Tempo Suficiente e o que fazer

leia também: LIVROS SOBRE MINIMALISMO, MINDFULNESS, ORGANIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE

TEMPO

Por que nunca temos tempo suficiente?

Você já notou que a maioria das pessoas nunca tem tempo de fazer aquilo que quer ou não consegue fazer tudo que precisa em 24 horas?

Parece que antigamente o dia era mais longo e aproveitava-se mais. Na verdade o dia não durava mais, nós que não tínhamos muitas coisas para fazer e nem prioridades.

Vamos supor que você encontre um amigo ou amiga do tempo da escola, faculdade ou outro trabalho e querem colocar o papo em dia. Seu amigo ou amiga propõe um almoço e você prontamente concorda e marca em sua agenda o almoço.

Chegando perto da data combinada, você liga e desmarca o almoço porque tem muita coisa para fazer no trabalho e está sem tempo.

Você acha que neste exemplo a pessoa está sem tempo ou com outras prioridades?

Penso que se você está solteiro ou solteira e aquele crush te chama para almoçar, acredito que você largue tudo: chefe, escola, trabalho… para ir no encontro. Ou se ainda, está precisando de dinheiro e o seu telefone toca avisando que um parente deixou uma herança e você precisa ir até o cartório de outra cidade para assinar os papéis. Você para tudo e vai de bicicleta se for preciso para retirar o valor.

Em todos os exemplos, o dia tem 24 horas e você tem uma escolha para fazer. Por isso acho que não é uma questão de tempo e sim prioridade e organização.

Nunca há tempo suficiente, e isso enlouquece todos nós.

Por que é isso? O que podemos fazer? Como ter tempo para outros assuntos que não sejam somente trabalho, trabalho e trabalho?

PORQUE TEMOS POUCO TEMPO?

Você tem dois períodos na sua vida: tempo suficiente e tempo insuficiente.

Sempre que você quer fazer mais do que consegue durante um período fixo do seu dia, o tempo sempre será insuficiente, e você acaba não atendendo as suas expectativas. Isso gera falta de motivação, animo e stress. Você irá trabalhar, fazer, se desgastar e no final do dia vai parecer que nada rendeu e não produziu nada. Agora, se você consegue se planejar e realizar todas as tarefas durante aquele período fixo do dia, então o tempo foi suficiente para você. Mas em ambos os casos, o dia durou 24 horas. O que mudou?

Apenas a prioridade e planejamento de seu dia e do que fazer naquele tempo fixo.

VOCÊ PRECISA FAZER TUDO ISSO QUE NÃO CONSEGUE FAZER EM UM DIA?

COMO FAZER COISAS E MUDAR A FALTA DE TEMPO?

Organize aquilo que deve ser feito

Muitas pessoas que não tem tempo, normalmente são um pouco desorganizadas ou tem problemas financeiro. Isso acontece por falta de planejamento.

Planeje seu dia e as tarefas que precisa realizar, anote e distribua conforme a sua facilidade durante o dia. Por exemplo, tem pessoas que não são tão produtivas pela manhã, então use este período para tarefas operacionais: responder email, correções ou processos.

Evite trabalhar deixando o dia acontecer e ir resolvendo os problemas, com isso você só apagara incêndio e não sairá do lugar.

Reconheça quanto tempo você tem

O dia tem 24 horas e você precisa descansar, trabalhar, ter lazer, se alimentar e ter momentos de higiene. Então, saiba quanto tempo você tem para cada atividade. Use o tempo do trabalho para trabalho, o tempo do lazer, para lazer.

Faça esta pergunta: Como posso utilizar meu tempo melhor?

Será que tudo o que você está fazendo é preciso? Você está fazendo focado? A divisão do seu dia está correta ou o trabalho está interferindo na hora do lazer e vice e versa?

Marque as Prioridades

Aprenda a dividir seu dia por prioridades. Tarefas que precisam de mais tempo e tarefas mecânicas. O que é urgente do que pode esperar. Quem dá a prioridade é você de acordo com o processo. Então distribua suas prioridades no seu planejamento diário e foque em suas atividades sem desviar sua atenção.

Aja com Foco nas tarefas

Ouço muitas pessoas falarem que fazem 5 ou mais coisas ao mesmo tempo no trabalho. Isso é mentira, pois quando você está respondendo um email você tem que parar para escrever e não é possível responder email e montar uma apresentação de slides ao mesmo tempo. O que acontece é que a pessoa para uma tarefa pela metade e vai fazer outra, para e vai ler noticia e ai volta pra primeira e faz tudo pela metade. Isso não é fazer várias coisas ao mesmo tempo e sim não ter foco!

Mas como ter foco? Pesquise uma técnica chamada pomodoro. Dedique um tempo para realizar uma tarefa e não desvie do objetivo até terminar. Não pare para ler notícias ou fazer outra atividade.

 

 



Comments

  1. Parar de dizer “Estou ocupado” Tem gente que gosta de enfatizar “Ah, estou t o ocupado, n o tenho tempo para nada”. Isso n o bom, segundo a pesquisadora. “Nossa cultura menospreza a pregui a e valoriza a produtividade, mas h um movimento crescente que vai em dire o ao mindfulness”, diz. “Temos muito a ganhar por n o estarmos sempre ocupados”. Portanto, quando sentir que est sendo engolido pelas tarefas, d um passo para tr s. “Acalme-se. Pode te assustar no in cio, mas com o tempo vai ver que algo muito reconfortante e que lhe trar prazer”. Para Jordan Etkin, a conclus o mais importante desse estudo que todas as pessoas t m o controle da sensa o de tempo. “N s temos a impress o que n o temos tempo, mas sempre temos mais tempo do que nos parece”, diz ela. “Se conseguirmos gerenciar nossa experi ncia real de tempo usando interven es e reduzindo os conflitos, isso vai ficar muito claro para n s”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine gratuitamente a newsletter semanal

Inscreva-se para receber e-mails semanais sobre minimalismo, hábitos, produtividade e consumo consciente.

Instagram
Posts recentes
Postagens Recentes

Desafio Minimalista

Por que nunca temos tempo suficiente?

Livros

Como ter liberdade financeira

Como vencer a procrastinação