O Poder do Pensamento Positivo

Pensamento Positivo

O Poder do Pensamento Positivo

 

A maioria de nós tem a impressão de que os opostos se atraem, porém não se iluda, isso só é verdade na física onde ímãs se atraem e também há interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas. Mas para as leis do universo, o oposto é verdadeiro: o igual atrai o igual. Na sua forma mais simples, isso significa que, se você aprender a aproveitar o poder do pensamento positivo, atrairá mais circunstâncias positivas.

No entanto, se você é negativo, atrai mais negatividade e dor.

À primeira vista, você pode pensar que isso é igual ao Karma, mas, de fato, os dois conceitos são muito diferentes.

O Karma, funciona diferente do pensamento positivo. É mais ou menos: Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário, ou seja se você fizer o “bem”, será recompensado com coisas boas e se você for “mau”, será punido com coisas ruins.

Com a lei da atração, porém, as bênçãos são inteiramente suas e dependem somente de seu pensamento positivo e atitude mental positiva.

Pense positivamente e você chamará coisas positivas para você. Mas quando eu digo pensar positivamente, não significa você enganar sua mente ou ficar mentalizando “vou ganhar na loteria, vou ganhar na loteria”, longe disso, pois seu cérebro identifica que isso é uma mentira

Se você tem uma visão de mundo cínica, insegura ou pessimista, sua negatividade será uma profecia auto-realizável. Mas se você vê o lado bom das coisas, mas sem enganar seu cérebro, com certeza você atrairá coisas melhores para o seu dia a dia.

BAIXE GRATUITAMENTE O EBOOK MINIMALISMO – 31 MANEIRAS DE SIMPLIFICAR SUA VIDA EM 10 MINUTOS OU MENOS.

A história a seguir ilustra como o pensamento positivo funciona.

José estava desempregado e se candidatou a uma vaga de emprego, mas não acreditava que o conseguiria, já que sua auto-estima era baixa e se considerava um fracasso por estar tanto tempo desempregado.

Ele tinha pensamentos negativos que pipocavam em sua mente e acreditava que os outros candidatos eram melhores e mais qualificados que ele.

Com a falta de pensamento positivo, a mente de José ficou ocupada com pensamentos e medos em relação à vaga de emprego e durante toda a semana anterior à entrevista de emprego sua mente só ficou focada em coisas ruins, ansiedade e preocupações. Na verdade, ele antecipou o fracasso em sua mente.

No dia da entrevista, como ele estava ansioso e passou a semana inteira pensando nos problemas, acabou acordando tarde e para piorar, acabou sujando de pasta de dente a camisa que iria usar e a outra que ele tinha precisava ser passada. Como já era tarde demais, ele saiu vestindo uma camisa amassada e sem tomar café da manhã.

Durante a entrevista, ele estava tenso, nervoso, negativo, com fome e preocupado no que os entrevistadores iriam pensar sobre o seu relaxo com a camisa. Tudo isso distraiu sua mente e dificultou o foco na entrevista. Seu comportamento geral causou uma má impressão e consequentemente ele materializou seu medo e não conseguiu o emprego.

Porque é tão difícil pensar positivo durante os problemas?

Os seres humanos têm uma predisposição para a negatividade. Prestamos muito mais atenção às emoções sombrias, como raiva, tristeza, dor e decepção, do que a grandes sentimentos como alegria, gratidão, amor e contentamento.

Faz sentido quando você pensa em como as más notícias permanecem conosco, mas as boas novas tendem a ser esquecidas. É como quando você recebe um mau serviço de um profissional, você reclama nos 4 cantos da internet. Mas e quando alguém lhe presta um ótimo serviço, será que você também divulga com a mesma força de vontade?

Ou então, a imagem de uma criança recém nascida linda gargalhando pela manhã será esquecida à tarde, mas a imagem de um crime violento que recebeu em seu whatsapp, pode nos assombrar por anos e desencadear vários pensamentos negativos.

Acredite ou não, há ciência por trás disso …

Neuroplasticidade é a capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural dependendo das circunstâncias da nossa vida.

O que é ainda mais intrigante é que, se os pensamentos forem repetitivos, nosso cérebro conectará sinapses que não foram anteriormente estimuladas a associar esses pensamentos a outros comportamentos e transformá-los em hábitos.

Por exemplo, se você odeia seu trabalho e trabalha em uma cafeteria, ao longo do tempo descobrirá que despreza o cheiro do café. Na verdade, você não sabe – mas seu cérebro decidiu que, como você fica constantemente chateado quando está rodeado pelo cheiro de uma bebida fresca, a bebida em si deve ser o problema.

Nesse caso, seus neurônios que se iluminam pelo cheiro do café se conectam aos neurônios que se acendem quando você está deprimido. A partir de então, o cheiro do café irá amortecer o seu espírito.

Você já notou como sentimos um perfume que não usamos mais e logo vem várias lembranças de uma época?

A negatividade é viciante, embora a positividade seja muito mais agradável de se sentir.

Gastamos muito pouco tempo apreciando nossa alegria e sendo felizes. A dor também é algo que treinamos para sentir. Somos viciados nisso, porém, como em todo vicio, pode ser vencido e o que devemos fazer é algo muito simples: é fazer a escolha de ser feliz, apreciar as coisas boas da vida e ter o pensamento positivo.

Escolha ser Feliz!

 

Como desenvolver o pensamento positivo

Medite

A meditação rejuvenesce a mente, nos torna mais resistentes e livra o corpo de substâncias químicas nocivas que causam estresse e ansiedade; isso nos ajuda a pensar positivamente e olhar o lado bom da vida. Torne isso um hábito e muitas conexões que pensamento negativo serão desfeitas

Gratidão

Inúmeros estudos provaram que a gratidão nos torna mais felizes e nos ajudam no pensamento positivo, pois eliminam a negatividade. A gratidão invoca a lei da atração. Lembre-se que pensamento positivo atrai coisas positivas em sua vida. Se você se esforçar para agradecer, descobrirá que será abençoado com mais coisas pelas quais está agradecendo.

Seja Gentil

Gentileza gera gentileza, que gera gratidão por parte de quem recebe o ato, que gera ótimos pensamentos positivos e isso se espalha para o próximo. Seja gentil por onde passar.

Tire um tempo para você

Tire um tempo para você, para cuidar de sua saúde e refletir se sua vida não está no piloto automático ou quanto você está próximo de seus sonhos. Escolha se cuidar espiritualmente e mentalmente, porque ninguém mais pode fazer isso por você.

Se preocupe menos

É como diz aquela música chamada Simple Man do Lynyrd Skynyrd “Troubles will come, and they will pass“(problemas virão, e eles passarão). O estresse é geralmente a única causa de tudo que dá errado em nossas vidas e nos puxam para pensamentos negativos igual uma ancora em alto mar. Se você trabalhar demais, não será saudável. Se você dormir muito pouco, ficará exausto. E se você negligenciar sua família ou amigos, se sentirá sozinho.

Faça exercícios

Pratique exercícios, uma corrida ou caminhada. Isso ajuda a controlar a ansiedade e focar seus pensamentos em coisas que realmente precisam de atenção.

Pratique mindfulness

Reserve 3 ou 5 minutos por dia e pratique a atenção plena. Faça um relaxamento, uma meditação ou ioga, mas reserve um tempo para acalmar sua mente. Você pode ir aumentando o tempo conforme vai praticando.

 

Não esqueça de acompanhar…
PODCAST: Conheça o PODCAST do site VIDA MINIMALISTA
VÍDEOS: Assine o Canal do YouTube do VIDA MINIMALISTA
MATERIAIS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do TELEGRAM do VIDA MINIMALISTA

 

Sua avaliação é importante
0 / 5 4.71