O meu minimalismo

Foi com muito entusiasmo que aceitei o convite do Pedro do site Vida Minimalista para partilhar a minha experiência com o Minimalismo.
Obrigada Pedro!

Começo por me apresentar, o meu nome é Cláudia Ganhão, sou portuguesa, vivo bem perto de Lisboa, tenho 43 anos, sou casada, mãe da Laura e do Lourenço, com 9 e 7 anos, sou licenciada em Química e trabalhei 15 anos na indústria farmacêutica.

Até que em 2016 um acontecimento pessoal me levou a repensar a minha vida e a forma como vivia até então, as minhas escolhas e o que queria para o futuro. Depois de um processo quase interminável e uma depressão pelo meio, em 2018 decidi mudar de vida.

Aos 41 anos coloquei a minha vida profissional em standby e decidi parar e repensar a forma como vivia.

Foram vários os motivos que me levaram a mudar, alguns muito pessoais, outros mais gerais, onde destaco: o modo piloto automático, o cansaço extremo, a inversão de prioridades, a falta de tempo para a família, a falta de tempo para mim, a vida de correria, o desgaste, a pressão. Tomei coragem e mudei! Não sabia exatamente o que queria fazer da minha vida profissional, mas sabia o que não queria!

O Minimalismo foi a ferramenta que me ajudou a recomeçar, a construir uma nova forma de estar, de viver e também de trabalhar. Aos poucos construi o meu minimalismo, descomplicado, simples e equilibrado. Acredito que existem mais de 7 biliões de minimalismos espalhados pelo planeta, pois cada um constrói o seu, de acordo com os seus essenciais e as suas prioridades, basta estar atento e disponível.

Aos poucos percebi que a vida tinha mais sabor, que a felicidade é um caminho e que esse caminho está em grande parte nas nossas mãos, nas nossas escolhas diárias, nas nossas prioridades, na intencionalidade que damos às coisas.

Criei o meu novo trabalho, espalhando o minimalismo e o foco no essencial pelo mundo e o meu sonho é ajudar cada vez mais pessoas a viverem uma vida mais simples, equilibrada, intencional e focada no essencial.

Acredito que cada um pode e deve construir o seu minimalismo, aquele que lhe toca o coração e que se adequa à sua vida, ao seu essencial!

O meu minimalismo

O meu minimalismo é muito simples, é um minimalismo sem complicações, sem regras e sem pressões.

O meu minimalismo materializa-se através das minhas escolhas mais conscientes, da intenção que coloco na minha vida, do meu autodesenvolvimento, do meu autocuidado, da organização da minha casa e da minha vida, da minha gestão do tempo, da simplificação de todos os processos que me afetam, das minhas relações e por aí fora.

Acredito que o minimalismo pode ser aplicado a todas as áreas da nossa vida e é isso que faço diariamente, foco-me no que é realmente importante e deixo ir ao resto… e isso leva-me ao desapego, algo tão importante de fazermos, mas tão difícil ao início.

A mensagem é não desistir mesmo perante as adversidades, pois se queremos uma vida com mais sabor e mais foco no que é realmente importante, é fundamental deixar cair os velhos hábitos, são as chamadas dores do crescimento.

Como coloco em prática o meu minimalismo

Partilho convosco algumas dicas práticas para o dia-a-dia e que nos ajudam neste caminho que o minimalismo nos ensina, o foco no que realmente importa, no essencial e deixar ir o que já não nos serve.

Alguns dos hábitos e dos rostos do meu Minimalismo, que aconselho a todos os que querem uma vida mais feliz com menos:

  • simplificação;
  • meditação;
  • gestão do tempo;
  • descanso;
  • journaling;
  • destralhe & organização;
  • armário cápsula;
  • meal prep;
  • gratidão;
  • menos consumo;
  • mais sustentabilidade;
  • mindfulness

Mas acima de tudo a minha mensagem é de simplificar e descomplicar o minimalismo e a vida! Sejam livres de viver e aplicar o minimalismo, o poder do menos do vosso jeito e de acordo com a vossa realidade. Busquem menos consumo, menos objetos, menos compromissos, menos regras, menos complicações e desfrutem de uma vida mais plena e feliz.
A felicidade está ao nosso alcance, vive o teu minimalismo!

 

 
 
 
 
 

Veja outras postagens sobre minimalismo:

 

Sua avaliação é importante
0 / 5 4.88