Minimalismo financeiro, o que é e como começar

Minimalismo Financeiro

O minimalismo financeiro é um sistema que simplifica suas finanças enquanto ajuda você a atingir seus objetivos financeiros.

Não importa sua renda, o minimalismo financeiro pode ajudá-lo a alocar seu dinheiro da melhor maneira que se alinhe aos seus valores. Isso porque, em essência, o minimalismo é uma prática contínua de reavaliar o que você precisa e, de todas as coisas que lhe trazem alegria, o que faz você realmente precisa. Em vez de encarar a prática de viver com menos como um sacrifício cruel, considere-a uma prática de trocas.

ATENÇÃO – QUERO DEIXAR AQUI UMA PLANILHA FINANCEIRA PARA QUE VOCÊ CONTROLE SEUS GASTOS, CLIQUE AQUI PARA BAIXAR GRATUITAMENTE.

O que o minimalismo tem a ver com seu dinheiro?

Acredito que você seja um leitor recorrente do VIDA MINIMALISTA e já saiba o que é minimalismo ou sobre ter uma vida minimalista, porém o que isso tem a ver com dinheiro e finanças?

De modo geral, o minimalismo significa priorizar o que é importante para você, reduzindo e destralhando intencionalmente a desordem em outras áreas de sua vida. Entretanto, a maioria das pessoas se concentram em organizar os itens materiais quando adotam o minimalismo, todavia ele também pode ser adotado em sua vida financeira.

Um orçamento minimalista dará clareza ao seu dinheiro, organizando suas finanças e priorizando suas metas financeiras, porém o minimalismo por si só não o levará a gastar menos dinheiro.  No entanto, quando você reduz a desorganização em sua vida financeira, fica ciente de como está gastando seu dinheiro.

Isso  aumentará a probabilidade de que você tenha pelo menos muita consciência de gastos excessivos. A conscientização é o primeiro passo para mudar.

Como aplicar o minimalismo nas finanças?

O minimalismo financeiro é baseado em dois pilares: eliminar custos e contabilizar suas finanças. Por isso, quero que você baixe gratuitamente esta planilha financeira para controlar e tabular seus gastos e ganhos.

Hoje iremos aprender como montar um orçamento minimalista, aplicando o minimalismo nas finanças e como poupar dinheiro.

Orçamento minimalista e minimalismo financeiro

Mude seu conceito sobre parcelamento e empréstimos.

Normalmente as pessoas que mais dão conselhos sobre compras, são aquelas que estão mais falidas e com dívidas.

As vezes ouço pessoas endividadas me falando para trocar de carro, pois elas fizeram um ótimo negócio em uma concessionária e não deram entrada nenhuma no bem em suaves prestações de 72 vezes.

Quando pergunto quanto elas pagaram pelo carro elas dizem, só custa 999 reais por mês, portanto elas não pensam no valor do bem, mas sim no quanto o mês delas irá custar.

O maior erro é você não comprar um item pelo que ele custa e sim pelo que você acha que consegue pagar.

Em vez de pensar em termos de parcelas, no entanto você precisa pensar em termos de propriedade. Não pergunte qual é o valor d parcela, pergunte qual é o custo para comprar o item imediatamente.

Só para exemplificar, como eu faço

Em suma, depois de ficar enrolado com o cartão de crédito, eu nunca mais parcelei nada (só compro a vista com desconto). Não sou muqirana e acredito que meu potencial de renda é ilimitado, pois trabalho de forma autônoma. Isso é muito diferente das filosofias de dinheiro da maioria das pessoas. Depois de aprender sobre dinheiro ao longo dos anos, é isso que eu adotei e realmente acredito.

Defina seus valores financeiros e estabeleça suas prioridades financeiras

Para eliminar coisas desnecessárias da sua vida, você precisa saber o que é desnecessário para você.

Depois de saber quais são seus valores, você pode estabelecer prioridades financeiras.

Exemplos de valores financeiros (só para ilustrar):

  • Viva uma vida livre de dívidas
  • Economize 20% de sua renda
  • Tenha 30% de sobra entre suas receitas e despesas
  • 10% para doação
  • Aposentar-se aos 55 anos

Depois de esclarecer quais são seus valores financeiros, você pode estabelecer suas prioridades financeiras. Suas prioridades financeiras são basicamente seus objetivos financeiros.

Significa sua vida financeira de onde você está agora para onde você quer estar. Seus objetivos variam de acordo com as circunstâncias financeiras atuais.

Exemplos de prioridades financeiras são (só para ilustrar):

  • Pague todas as suas dívidas em 3 anos (cartões de crédito, empréstimos estudantis, empréstimos para automóveis, etc.)
  • Depois que todas as dívidas forem pagas, comece a economizar 20% de sua renda
  • Comece a doar 10% de sua renda
  • Ganhe 20% mais renda iniciando um trabalho paralelo
  • Crie um plano financeiro de longo prazo que permita que você se aposente aos 55 anos

Sem dúvida, estes são apenas exemplos para compor parte do minimalismo financeiro.

Existem muitas maneiras diferentes de criar suas próprias prioridades financeiras com a finalidade de economizar mais. Se você estiver em uma posição em que realmente não sabe quais são seus valores financeiros ou quais prioridades definir, considere o orçamento de 50/20/30. Sob esse orçamento, você aloca 50% de sua renda com suas necessidades, 20% de sua renda com suas poupanças e 30% de sua renda com desejos.

Pode parecer que comprar coisas é a chave da felicidade, no entanto isso não é verdade. Então lute contra isso, em síntese considere priorizar experiências sobre as coisas.

É super importante que você estabeleça seus valores financeiros e defina suas prioridades financeiras para criar um orçamento minimalista. A base do minimalismo é priorizar o que é importante e esquecer o resto. Para fazer isso, você precisa decidir o que é importante para você.

Coloque em uma planilha seus hábitos de consumo e avalie seu consumo

Por isso, quero que você baixe gratuitamente esta planilha financeira para controlar e tabular seus gastos e ganhos.

Crie uma lista de todas as coisas nas quais você gasta dinheiro (até o cartão de débito com aquele cafezinho). Quanto mais detalhado você puder fazer a lista, melhor.

Depois de escrever uma lista de seus gastos, avalie cada item de linha. Pergunte a si mesmo se cada item de linha é algo significativo para sua vida. Você valoriza isso? Serve seus valores e prioridades financeiros?

Aliás, se você gasta dinheiro com coisas que não se ajustam aos seus valores e prioridades financeiras, reduza essas despesas do seu orçamento minimalista.

Em conclusão: Benefícios do minimalismo financeiro para suas finanças

Acima de tudo, o minimalismo financeiro é um sistema de orçamento que simplifica suas finanças cortando o que você não valoriza e o que não tem um objetivo, dessa maneira priorizando seus verdadeiros valores financeiros.

Esse orçamento pode não fornecer as recompensas máximas do cartão de crédito, todavia, você terá clareza financeira e paz com um sistema simplificado focado em suas metas financeiras.

INSCREVA SE NA LISTA DE TRANSMISSÃO DO VIDA MINIMALISTA, É GRATUITO.

Como ter um estilo de vida minimalista?

Estabeleça prioridades em sua vida e comece analisando como está sendo a sua jornada, avalie seus bens materiais e seus últimos consumos. Não se esqueça de se organizar, manter sua casa organizada e com itens que você realmente precise. O mais importante, poupe seu dinheiro.

 

Não esqueça de acompanhar…
PODCAST: Conheça o PODCAST do site VIDA MINIMALISTA
VÍDEOS: Assine o Canal do YouTube do VIDA MINIMALISTA
MATERIAIS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do TELEGRAM do VIDA MINIMALISTA

 

Sua avaliação é importante
0 / 5 4.73