Como ser feliz

Minimalismo

A maioria de nós passamos a vida adulta em busca da felicidade, não só tentando ser feliz, como também nunca sabemos se a encontramos. Mas se não sabemos quando encontramos, talvez seja porque não sabemos identificar o que é felicidade e isso pode parecer fora da realidade para muitos.

BAIXE GRATUITAMENTE O EBOOK MINIMALISMO – 31 MANEIRAS DE SIMPLIFICAR SUA VIDA EM 10 MINUTOS OU MENOS.

O que é felicidade?

“Experiência de alegria, contentamento ou bem-estar positivo, combinada com o estado de uma consciência plenamente satisfeita, além da sensação que vida é significativa e vale a pena”.

Isso, certamente não parece que pode ser alcançado com alguns passos de um tutorial da internet nem baixando uma atualização no seu computador, no entanto, com que frequência passamos a gastar para preencher nosso quociente de felicidade?

Como podemos preencher o quociente de felicidade?

De acordo com Martin Seligman, fundador da Psicologia Positiva, precisamos de:

  • envolvimento com o mundo à nossa volta;
  • relacionamentos autênticos e satisfatórios;
  • um sentido mais profundo de significado ou propósito;
  • sentimentos de realização ou sucesso;
  • experiência de emoções positivas.

Quando nos falta uma ou mais desses itens, continuamos com a sensação de que algo está faltando e, por mais que tentemos, comprar coisas em excesso nunca preencherão este vazio.

Existem algumas crenças limitantes que foram colocadas em nossa cabeça, quanto ao significado do caminho para a felicidade, como: salário alto, promoção no trabalho, posição alta em uma empresa casar, ter filhos ou comprar uma casa. Embora cada uma delas possa contribuir para nossos níveis de felicidade, elas também têm um grande potencial de prejudicar nossa sensação de bem-estar e até mesmo diminuir nossos sentimentos de alegria e satisfação, pois passamos a acreditar que não tem como ser feliz sozinha ou trabalhando com algo que não seja altamente rentável.

Então, onde devemos focar na busca da felicidade?

Como ser feliz

Pratique Gratidão

A gratidão é “um sentimento de admiração e apreço pela vida”, contudo então concentre-se em ser grato pelo que você tem, em vez de desejar o que você não tem. Entretanto, quando damos valor ao que temos, paramos de nos concentrar em coisas que não temos e vivemos mais felizes e menos insatisfeito por não ter algo.

Pratique a Bondade

Dalai Lama disse: “Se você quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão.” Foi demonstrado que a bondade está correlacionada com a melhoria da saúde física, aumento da longevidade, redução da ansiedade e depressão, de certo este é um grande ensinamento de como ser feliz.

Significado e propósito de vida

Em vez de focar no significado da vida em geral e de como ser feliz, considere cultivar o significado da sua vida como ela é atualmente. Avalie suas prioridades para ver como elas se alinham com seus valores pessoais, senso de propósito e objetivos de longo prazo.

Otimismo e a busca de como ser feliz

Em síntese, ser otimista não significa sentir-se feliz o tempo todo, mas sim adotar uma abordagem equilibrada em relação ao seu futuro. Não é surpresa que pessoas otimistas tendam a viver mais do que seus pares menos otimistas. Para cultivar mais otimismo, dedique algum tempo a pensar no seu “melhor eu possível”. Eventualmente, imagine como será sua vida ideal e os passos que você pode tomar para chegar lá. Escreva sobre o futuro que você imagina e desenvolva metas concretas para trabalhar para alcançá-lo.

Promovendo a resiliência e aprendendo como ser feliz

A adversidade faz parte da vida, e aprender a navegar com eficiência pode ajudar a nos levar na direção do crescimento e da cura. Então a resiliência abrange muitas das estratégias mencionadas aqui, incluindo praticar a atenção plena, cultivar o perdão e demonstrar compaixão.

 

ASSINE O CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MINIMALISTA

Avalie este artigo

0 / 5 5