Como gastar menos, usando o minimalismo nas compras

Minimalismo

Como gastar menos

Se você tem o costume de gastar muito, comprar coisas e depois se arrepender, este artigo vai lhe ensinar como gastar menos.

Através do minimalismo, eu vou lhe mostrar como gastar menos e também vou lhe ensinar 10 perguntas que você deve fazer antes de comprar qualquer coisa.

Veja outras postagens sobre minimalismo:

Quero começar lhe contando que antes de ser minimalista, eu tinha o problema de ir no mercado para comprar 5 itens e voltava com o carrinho cheio de tranqueira e não tinha a menor ideia de como gastar menos, ou então eu ia passear no shopping e voltava com duas ou três sacolinhas de ofertas que encontrei pelo caminho.

 

Então comecei criei 10 perguntas que eu fazia antes de comprar, que me ajudavam na decisão de compra e este método aprendi como gastar menos.

 

BAIXE GRATUITAMENTE O EBOOK MINIMALISMO – 31 MANEIRAS DE SIMPLIFICAR SUA VIDA EM 10 MINUTOS OU MENOS.

Faça essas perguntas quando lhe der vontade de comprar algo, que elas lhe ajudarão a gastar menos.

1. Como esse item contribuirá para minha vida ou como esse item afetará minha vida.

As vezes estamos andando por aí, olhamos algo e nos dá vontade de comprar. Talvez porque seja uma promoção, algo que pareça espetacular. Pode parecer bobagem, mas cada compra que você faz, afeta sua vida de alguma maneira. Por exemplo: Você compra algo e isso tem um custo de manutenção mensal. Como um carro, que após a compra você precisa pensar em seguro, manutenção, impostos, combustível e onde irá abrigar o carro. Então isso impactou sua vida financeiramente e também na questão de espaço. Além de demandar um tempo de sua vida para cuidar deste bem.

2. Este item irá agregar valor a minha vida ou ao meu dia a dia?

Você precisa pensar se este item tem um propósito real em sua vida, se trará alegria para você ou se as duas coisas. As vezes as pessoas compram coisas para ter aprovação dos outros ou até para pertencer a um grupo social. Então esta pergunta nos ajuda a decidir se este item realmente terá um propósito em sua vida e se não, é melhor nem comprar.

3. Esta é a melhor opção para o propósito que preciso, irei gastar menos a longo prazo?

Quando eu ia comprar algo, eu sempre colocava no papel os prós e contras daquele item e usava sites para comparar as características de cada item. Eu sempre procuro itens com mais qualidade e que irão durar mais tempo, isso diminui o valor investido a longo prazo. Nem sempre o item de maior qualidade é o mais caro.

4. Quais são os custos reais e se estou de acordo com eles?

Similarmente como a questão do carro, outros produtos acabam gerando custos de manutenção e para usa-los. E eu lembro de uma vez que queria comprar uma máquina de café que tem moedor e faz o expresso. E ela custava aproximadamente 4.000 reais. Com este valor, eu poderia tomar um café na padaria pelos próximos 4 anos e não teria gasto com manutenção, com os grãos de cafés que são caros e economizaria espaço em meu escritório. Esse raciocínio vale para todos os itens que geram custos mensais, antes de comprar você coloca estes custos junto do valor da compra?

5. Eu quero isso ou eu preciso disto?

Quando comecei com o minimalismo, eu entendi que só deveria comprar coisas que precisava e não que queria, pois muitas vezes eu era convencido por propagandas ou pessoas que eu precisava daquilo, quando na verdade eu não precisava. Então comecei a colocar no papel e pensar, eu consigo viver sem isso? Isso vai ajudar no meu dia a dia, irá facilitar muito as coisas? Como consegui viver até hoje sem isso e não fez falta, consigo substituir por outro item, sobretudo eu me questionava muito se precisava daquele item, se não precisava eu o deixava e não importava o tipo de oferta. o desconto sempre será maior se você não comprar.

6. Este item é de qualidade ou irei gastar menos? Irei usar muito?

Muitas vezes passamos em frente a alguma loja, olhamos algo em promoção e por causa do preço baixo, compramos pensando que um dia iremos precisar daquilo. Nunca compre algo pelo preço, acima de tudo também nunca compre se você não irá usar muito, pois em um primeiro momento o preço pode parecer atrativo, mas aquele item acaba durando pouco e ai você tem que comprar outro item e tem um gasto maior, além do lixo que você irá gerar. E se você não vai usar muito aquele item, considere emprestar de alguém ou então alugar.

7. Eu quero apoiar este produto / loja / marca com meu dinheiro?

Teve vezes que entrei em restaurante ou loja e não fui bem atendido ou vi que aquela empresa não tinha uma consciência ambiental e social. Empresas que não se preocupam com estas questões eu não gasto meu dinheiro com elas, pois quando você gasta dinheiro com uma empresa que não tem este tipo de consciência, você está afirmando que apoia o jeito que a empresa se comporta e está dando mais dinheiro para que eles cresçam e tenham mais produtos como aquele. Deu dinheiro é como um voto ou apoio, então pense muito se aquela empresa merece o seu apoio. Apoie sempre pequenas empresas que tenham consciência sustentável.

8. Eu já possuo outra coisa que eu poderia usar no lugar deste item?

Muitas vezes compramos coisas que tem a mesma função ou parecida. Por exemplo: em casa não comprei um micro-ondas, pois eu já tinha um forno para esquentar as coisas. Não preciso de um ralador, principalmente se eu tenho um processador e vice e versa. Antes de comprar, veja se você não tem outro item que faça a mesma função ou possa substituir este item que você quer comprar, portanto é muito importante, ter suas coisas organizadas para saber o que você tem.

9.  Isso me serve bem? Como isso me deixa confiante?

Antes de ser minimalista, eu entrava em loja de roupa e ficava procurando alguma camiseta barata para comprar e acabava levando somente pelo preço. Não importava se a roupa me servia bem ou não, eu achava barata e pensava, vou levar o preço está bom e chegava em casa e a roupa não ficava tão legal quanto o preço dela. Acredito que você já tenha passado por isso.

10. Eu compro isso porque eu preciso ou porque está vou gastar menos? Eu também compraria isso pelo preço real?

Como na pergunta anterior, no caso de comprar uma camiseta porque estava em oferta, a pergunta que também deveria me questionar quando não era minimalista é, se o preço não estivesse em oferta, eu também compraria este item? Caso a resposta fosse não, eu teria entendido que eu estava levando apenas pelo preço e não por precisar deste item.

 

Não esqueça de acompanhar…
PODCAST: Conheça o PODCAST do site VIDA MINIMALISTA
VÍDEOS: Assine o Canal do YouTube do VIDA MINIMALISTA
MATERIAIS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do TELEGRAM do VIDA MINIMALISTA
Sua avaliação é importante
0 / 5 4.67